terça-feira, 26 de agosto de 2014

Angst. Câmera e mente insanas



Se você acha que American psycho é o melhor filme de serial killer é óbvio que ainda não conhece o meu blog né?
Aqui já foram indicados os melhores, mais extremos e perturbadores filmes de serial killers em minha humilde opinião. Se você ainda não viu vale dar uma conferida em Man bites dog , Henry ou Maniac , entre outros que nem me lembro. Mas hoje vou falar talvez do filme que mais me fez ver como é a mente de um assassino, que mata por prazer, que planeja, que sente a vontade incontrolável, o medo, a angústia. Não desmerecendo os já citados anteriormente, Man bites dog tem uma das melhores fotografias que já vi, humor negro e perversão, Henry mostra os costumes e a frieza, Maniac nos faz sentir realmente na pele do maniaco, mas Angst, (palavra alemã que significa ansiedade, angústia, mas o título foi traduzido aqui apenas como Medo e em ingles como Schizophrenia) narra os pensamentos de um homem que acabou de sair da cadeia onde ficou por 10 anos por assassinato, e volta a sentir vontade de matar. E após falhar na tentativa de assassinar uma taxista, entra numa casa afastada da cidade onde mora uma jovem, seu irmão cadeirante doente mental e sua mãe também doente. Ai que as coisas começam a ficar complicadas, não só na casa como na mente doentia e traumatizada do homem.
 Não é a toa que este filme Áustriaco de 1983 é um dos que mais influenciou Gaspar Noé (um dos meus diretores favoritos), ele tem um movimento de câmera bem diferente e frenético que vai acompanhando os passos do assassino, horas bem de perto, horas por cima enquanto tudo acontece, muito usado em filmes do Gaspar como Irreversible e Enter the void, e o principal, narra os pensamentos doentios, a perversão mental do assassino, também muito mostrado no melhor filme de noé em minha opinião I stand alone .
Pra quem gosta de filmes de serial killer e ainda não conhecia Angst, sua vida acabou de mudar. Pra quem gosta de filmes pesados e violentos, vai na fé e assista pois esta obra de um diretor nada conhecido (Gerald Kargl) é uma aula de cinema extremo.

Aqui vai o trailer:






<3