domingo, 19 de outubro de 2014

A experiência. Baseado em fatos reais perturbadores



A experiência, ou Das experiment do título original, é um filme alemão de 2001 dirigido por Oliver Hirschbiegel, daquele que nos deixa pensando depois que termina, pesadíssimo e pior, (ou melhor no caso dos amantes de filmes extremos) baseado em um caso real!!!
Tarek (Moritz Bleibtreu de Corra Lola Corra)  é um taxista e também jornalista nas horas vagas, e vê num anuncio de jornal uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil e uma boa reportagem talvez, numa experiência comportamental onde 20 voluntários são divididos entre guardas e prisioneiros numa simulação de prisão por duas semanas, com os guardas no controle e devendo resolver as situações de estresse do cotidiano sem o uso de violência. 
Com um óculos equipado com uma micro câmera escondida, Terek é "escolhido"como um prisioneiro, e as situações e dias a seguir são de nos deixar grudados na poltrona e roer todas as unhas de tensão.
Eu particularmente adoro quando filmes analisam o comportamento e/ou mostram o mais extremo do ser humano, ainda mais com uma trilha sonora e direção matadoras como este. E lembrando ainda que o filme foi baseado no caso real do experimento de aprisionamento de Stanford, liderado pelo professor Phillip Zimbardo que é claro, deu em merda e durou não duas semanas, mas apenas 6 dias, com resultados trágicos.
A experiência, teve uma "refilmagem"(na verdade um outro filme baseado no experimento de Stanford) em 2010 chamada Detenção, com um elenco interessante até mas que amigos me falaram que é bem ruim... eu pra confessar nem assisti, mas recomendo com todo o entusiasmo este filme que aqui vos indico. Preparem se para o extremo e inesperado ;)

Aqui vai o trailer:








<3

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Angst. Câmera e mente insanas



Se você acha que American psycho é o melhor filme de serial killer é óbvio que ainda não conhece o meu blog né?
Aqui já foram indicados os melhores, mais extremos e perturbadores filmes de serial killers em minha humilde opinião. Se você ainda não viu vale dar uma conferida em Man bites dog , Henry ou Maniac , entre outros que nem me lembro. Mas hoje vou falar talvez do filme que mais me fez ver como é a mente de um assassino, que mata por prazer, que planeja, que sente a vontade incontrolável, o medo, a angústia. Não desmerecendo os já citados anteriormente, Man bites dog tem uma das melhores fotografias que já vi, humor negro e perversão, Henry mostra os costumes e a frieza, Maniac nos faz sentir realmente na pele do maniaco, mas Angst, (palavra alemã que significa ansiedade, angústia, mas o título foi traduzido aqui apenas como Medo e em ingles como Schizophrenia) narra os pensamentos de um homem que acabou de sair da cadeia onde ficou por 10 anos por assassinato, e volta a sentir vontade de matar. E após falhar na tentativa de assassinar uma taxista, entra numa casa afastada da cidade onde mora uma jovem, seu irmão cadeirante doente mental e sua mãe também doente. Ai que as coisas começam a ficar complicadas, não só na casa como na mente doentia e traumatizada do homem.
 Não é a toa que este filme Áustriaco de 1983 é um dos que mais influenciou Gaspar Noé (um dos meus diretores favoritos), ele tem um movimento de câmera bem diferente e frenético que vai acompanhando os passos do assassino, horas bem de perto, horas por cima enquanto tudo acontece, muito usado em filmes do Gaspar como Irreversible e Enter the void, e o principal, narra os pensamentos doentios, a perversão mental do assassino, também muito mostrado no melhor filme de noé em minha opinião I stand alone .
Pra quem gosta de filmes de serial killer e ainda não conhecia Angst, sua vida acabou de mudar. Pra quem gosta de filmes pesados e violentos, vai na fé e assista pois esta obra de um diretor nada conhecido (Gerald Kargl) é uma aula de cinema extremo.

Aqui vai o trailer:






<3

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Running scared. Diamante não lapidado.



Certeza que você nunca ouviu falar nesse filme de 2006 escrito e dirigido por Wayne Kramer, com o título traduzido de "No rastro da bala" e estrelando o querido e agora falecido ator Paul Walker. A não ser que eu pessoalmente já tenha falado dele pra ti pois sou fã incondicional e dedico este post do meu blog agora pra falar deste, o suspense policial que mais se classifica na palavra FRENETICO!
Running scared mostra uma verdadeira jornada em forma de um conto sombrio e violento, de uma arma marcada (de um policial assassinado) que é "furtada" da casa de Joey (encarregado de se livrar dela) pelo filho do vizinho! 
Oleg (Cameron Bright, o menininho assustador de O enviado) é um garoto traumatizado, com uma família desestruturada e um pai viciado, abusivo e violento, brincando com o filho de Joey, descobre a arma, a pega escondido, e em casa atira no pai e foge. A partir dai, acompanhamos Joey (Walker) e seu filho desesperadamente atrás de Oleg e da arma marcada, metidos num submundo cheio de simbologias e personagens bizarros e do mais baixo nível que se possa imaginar.
O filme tem um ritmo alucinante e ótima trama, câmeras e edição eletrizantes e que nos fazem ficar com olhos fixos durante o tempo todo, elenco marcante total também com Vera Farmiga (Invocação do mal), bastante violência,  final que nos faz erguer os bracos de satisfacao e acreditem, até os créditos finais são FODASTICOS.
Sério, vai atrás e assiste... hahah

Aqui vai o trailer:






<3

terça-feira, 17 de junho de 2014

Dente canino, obra-prima grega imaginativa



Dente canino, Dogtooth ou Kynodontas (título original), é um filme grego de 2009 do diretor Giorgos Lanthimos. Impactante, perturbador. seco, totalmente imaginativo e com toques de humor negro, foi surpreendentemente indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro, alem de ganhar vários outros prêmios como a categoria "um certo olhar"do festival de Cannes
Num estilo de cinema meio misturando Michael Haneke e Lars von Trier, "silencioso" porem de forte impacto, o filme não explica muito o motivo, mas mostra uma família pra la de estranha em que o pai e a mãe criam os 3 filhos sem contato nenhum com o mundo exterior. Os jovens, um rapaz e 2 garotas, uma mais velha e uma um pouco mais nova, mas todos com vinte e poucos anos, porem com comportamento bem mais juvenil e inocente, foram criados sem tv, sem rádio, sem contato com marcas de produtos e até mesmo com significados diferentes para muitas palavras, que são ensinados por gravações caseiras que eles escutam diariamente
O pai dos 3 jovens trabalha fora e é o único que sai da grande casa com uma linda piscina e um grande jardim, ele também é quem dita todas as "leis" que incluem jogos estranhos e regras, como a que eles poderão conhecer o mundo la fora somente no dia em que os dentes caninos caírem. entre muitas outras regras estranhas, apenas uma pessoa de fora entra na casa alem do pai, uma mulher que ele traz exporadicamente para fazer sexo com o seu filho homem
Dogtooth questiona muitas coisas, como a privação, a superproteção, o modo que os pais educam e criam os filhos, e a liberdade e vontade de se conhecer o "diferente. Cria muito desconforto, pois nos perguntamos ate onde isso vai, os conflitos que isso pode gerar ou o motivo disso tudo, afinal os filhos só sabem e conhecem o que os pais mostram ou ensinam, coisas que eles aprenderiam "vivendo", e toda essa critica social é mostrada sempre de forma bizarra e imaginativa.

Aqui vai o trailer:








<3

terça-feira, 27 de maio de 2014

Mother - A busca pela verdade





Aqui vai mais uma indicação de filme asiático, afinal, quando se fala em filme extremo, eles sabem como fazer! Sempre fui fã e ando inspirado a falar de alguns não TÃO conhecidos, afinal, Oldboy e O chamado todo mundo já conhece né?
Mother é um filme de 2009, que conta a historia de uma mãe, e do que uma mãe é capaz de fazer por um filho ou para provar a Inocência dele, neste caso. Além de Sul-Koreano, mother também trata de temas maternos assim como no post anterior, Pietá, mas com um pouco menos de violência extrema e uma trama diferenciada, do ótimo diretor de O hospedeiro, Memórias de um assassino e o mais atual e ótimo Snowpiercer
Do-Joon é um jovem de 28 anos mas com a mentalidade muito abaixo disso, bobo, inocente e com o comportamento semelhante ao de uma criança as vezes, vive numa pequena cidade onde quase todos se conhecem com sua mãe super preocupada e protetora, sempre atrás dos passos do filho e muito trabalhadora. Uma curiosidade é que a personagem "mãe"do filme, não tem nome. é apenas a mãe.
     Um dia uma jovem é encontrada morta brutalmente numa casa abandonada e Do-Joon é visto como o único suspeito, sem nem saber reagir diante disso e meio que "forçado"a assinar uma confissão diante de policiais um tanto quanto incompetentes, ele é preso, deixando sua mãe completamente desesperada, que parte freneticamente por conta própria atrás de pistas e do verdadeiro assassino.
Com uma trama MUITO boa, Mother sabe mostrar o mais insano e extremo da mente humana. Um dos melhores thriller/drama que vi nos últimos tempos!

Aqui vai o trailer:






<3


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pietá. Sul-Koreano, perturbador só como eles sabem.



Pietá é o último filme do diretor Sul-Koreano super renomado Kim Ki-duk (mais conhecido pelos filmes Casa vazia e Primavera, verão, outono, inverno... e primavera), mas nesse realmente ele chocou um pouco, muitos cinéfilos mais "normais" que o seguem acharam too much, eu achei bizarro, perturbador em vários aspectos, e um belíssimo filme bem feito e poético como os outros dele, porisso que ta aqui!
O filme de 2012 conta a historia de Kang-Do, um "cobrador" de dívidas de um agiota, que usa violência extrema com quem não tem dinheiro pra pagar, cortando mãos, dedos ou deixando de alguma forma aleijados os que devem, para receberem indenização, e também os deixando marcados pra sempre.
Kang-Do é um pessoa sozinha no mundo, mas de repente uma mulher aparece dizendo ser a mãe que o abandonou quando pequeno. A mulher vê a frieza e o sadismo do filho causados pela solidão e pelo abandono, e se sente muito mal e culpada por isso, e aos poucos Kang-Do vai aceitando e criando sentimentos pela mãe que o segue pra todo lugar desesperada por perdão. Uma relação pra la de bizarra vai surgindo mas ao mesmo tempo, agora Kang-Do tem alguem, o que pode ser um caminho para os muitos que ele marcou pra sempre e que querem vingança
 Pietá é MUITO mais do que só um filme com uma trama muito boa e surpreendente, é um filme cheio de reflexões para com as relações do ser humano, ganancia e é claro, vingança. Com uma fotografia belíssima e uma câmera frenética e diferentíssima. Uma simbologia diferente em cada cena como só Kim Ki-duk sabe fazer. Assistam os que tem estomago!

Aqui vai o trailer:






<3

terça-feira, 11 de março de 2014

Deadgirl. Um filme diferente e bizarro

 
 
Não sei dizer ao certo se recentemente tem sido lançado muito filme nojento de garotas apodrecendo, virando zumbi ou simplesmente se decompondo, ou se eu que tenho assistido muitos assim, como Thanatomorphose (paradíssimo porem interessante), Contracted (bem legal mas não posso falar o porque senão revelo o fim), e por fim Deadgirl de 2008, que é o menos recente, porem o melhor em minha opinião.
O filme começa com 2 jovens amigos deslocados e incompreendidos que resolvem matar aula e ir para um velho e gigantesco hospício abandonado. Explorando o lugar nos corredores mais sombrios e escondidos subterrâneos, eles encontram bem aos fundos o corpo de uma garota presa bem amarrada em algo parecendo uma mesa cirúrgica de metal. Apavorados porem curiosos, eles tocam no corpo e percebem que a garota se meche, emite alguns gemidos mas nada muito alem disso.
Rickie, que é aparentemente o mais "bonzinho" e humano fica meio transtornado e receoso, mas J.T. que é um pouco mais loucão logo descobre que na verdade, a garota parece não morrer, é como um corpo em processo de começo de decomposição, porem ainda vivo, eu diria que é um principio de um zumbi, mas ate que jeitoso! hahahah não é a toa que J.T. decide estuprar a "garota morta"como chamam, e acaba curtindo! Sim, sei que esta bizarro, mas vai ficar pior, acreditem. hahah
O mais legal neste filme, é que ele me colocou bem no lugar dos personagens, me imaginando nas situações e na loucura acontecendo, é possivel até mesmo imaginar a situação da garota presa la sendo estuprada, pois ela demonstra eu diria que "reações". E também por tratar de um tema já ate batido, mas de forma inovadora e imaginativa! Vale a pena ver.

Aqui vai o trailer:
 
 
 
 
 

<3

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prisoners, suspense psicológico/investigativo PESADO.



Prisoners, ou Os suspeitos, traduzido para acá, é um suspense bem recente que me surpreendeu bastante, pois é uma trama ótima que mistura algo muito psicológico, com um suspense investigativo, e é claro, temperado com muita violência! Motivo para ser postado aqui =) hahahha
O filme que tem uma atmosfera fria, e esta concorrendo ao Oscar este ano como melhor fotografia, mostra Keller Dover (Hugh Jackman) um pai com uma família feliz e tradicional que mora em Boston, mas que numa visita à casa de amigos, tem a filha menor sequestrada, junto com a amiguinha.
A policia e o detetive responsável pelo caso Loki (Jake Gyllenhaal), logo capturam o único suspeito, Alex Jones (Paul Dano), que dirigia um trailer estranho pelo local do sequestro, mas que é um jovem digamos que "especial" que tem a capacidade mental de 10 anos. O garoto é solto rapidamente por suas condições especiais e também por falta de provas.
Keller fica inconformado com a decisão da policia e tem certeza que o jovem é culpado, ele resolve então ir atrás do rapaz por conta própria, enlouquecido e capaz de TUDO pra ter sua filha de volta.
Adoro filmes que mostram o extremo do ser humano em certas situações de desespero e loucura, ainda mais nesses casos de sequestro de crianças.
Não vou falar muito mais da historia mas quando vi que o filme era um tiquinho longo eu achei que ia até cochilar, mas a trama é excelente e com situações desesperadoras e violentas que chocam e dividem opiniões. E lembrando também que Prisioners é dirigido por Denis Villeeuve, mesmo diretor de Incendios, um dos filmes com o final mais surpreendente que eu ja vi em toda a minha vida. Apenas não percam nenhum destes! hahah

Aqui vai o trailer:




<3

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Welcome to the dollhouse. humor negro levado ao extremo.



Welcome to the dollhouse, ou também conhecido aqui no Brasil como Bem-vindo à casa de bonecas, é um filme de 1995 difícil de se classificar num gênero. Na locadora em que trabalho está como comédia mas muitos podem classificar como um drama pesado e depressivo, com humor negro, e que trata de temas difíceis de se digerir.
Sou um fã incondicional do diretor Todd Solondz e este pra mim é o melhor filme dele, ao lado de "Felicidade". Talvez um pouco mais conhecido e também um drama pesadíssimo com toques de humor bizarro, e é exatamente isso que amo nos filmes dele, ao mesmo tempo que nos faz rir nos deixa completamente horrorizados com o impacto das situações.
Dawn Wiener (Heather Matarazzo) é uma garota um entrando na adolescência, na sétima serie, que sofre MUITO bullying na escola por ser um pouco "diferente", se apaixona por um cara doidão mais velho que não está nem ai pra ela, e vive num ambiente familiar terrível com pais que a desprezam e só dão bola pra sua irmãzinha menor
No filme acompanhamos um pouco do cotidiano de Dawn, com uma trilha sonora fantástica, um estilo único e cenas e diálogos tão extremos e pesados que se tornam engraçados. 
Se você é fã de filmes à la John Watters, pelo humor negro e desprezível, vai adorar, mas além disso Todd Solondz talvez humanize um pouco mais os personagens, por isso o filme se torna ainda mais pesado pelo desprezo familiar e bulliyng mostrados. E além de tudo Welcome to the dollhouse foi premiado em um dos meus festivais favoritos de cinema mais alternativo, o festival de Sundance. ASSISTA!!!

Aqui vai o trailer:




<3