sexta-feira, 29 de março de 2013

Sozinho contra todos. Um filme difícil de engolir.



Gaspar Noè é definitivamente um dos meus diretores favoritos, tanto que se eu tivesse que escolher apenas 3 diretores, um ''top 3'', ele estaria entre os 3 melhores na minha humilde opinião. Pois ele faz meus tipos favoritos de filmes, filmes mais ''urbanos'' (nem sei ao certo como definir isso. Deve até ter um nome mas eu desconheço) que retratam mais os submundos, filmes extremos, violentos e com muito ''nonsense''. Resumindo ele me influenciou e influencia MUITO em tudo o que gosto de cinema moderno e atual.
I stand alone, Sozinho contra todos ou Seus contre tous do título original, é um filme Francês de 1998. e merece ser conhecido tanto quanto Irrevensível (que é o mais conhecido de Gaspar e será postado sobre em breve) , pois é tão bom quanto.
Este filme tem algumas curiosidades, primeiramente, ele conta a historia do mesmo personagem de um curta lançado antes por Gaspar, o açougueiro, que neste, retalha o rosto de um cara que pensa ter violentado sua filha adolescente doente mental, por isso vai preso. Este açougueiro é o mesmo cara que aparece na primeira cena de Irreversível, num quarto sujo de motel conversando com um outro tiozão. 
Sozinho contra todos, mostra a completa solidão, desilusão e busca pela sobrevivência nesse mundo podre, do açougueiro quando sai da cadeia. O que torna o filme fantástico é que ele narra a mente doentia, rancorosa, homofóbica, violenta e incestuosa desse personagem. Como o filme narra o ''pensamento'', muito é contado em pouco tempo, um bombardeio de informações, lembranças e pensamentos doentios, e até mesmo a história do seu curta anterior ''Carne'' é contada nesses pensamentos narrados na jornada desse açougueiro sem emprego e recém saído da prisão tentando se reerguer, reestruturar, conseguir sobreviver e rever a filha que agora esta numa casa para menores. Ah só um detalhe, filha pela qual o açougueiro sente desejo e atração sexual!
Acho que já falei o suficiente né? Nem preciso falar da fotografia magnífica e das cenas de extrema violência como o açougueiro esmurrando e chutando a barriga da sua ''namorada'' gravida,na qual ele morava na casa de favor.

Aqui vai o trailer:



<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário